domingo, 6 de setembro de 2009

Laranjeiras e a Cultura




* INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS PROMOVE CURSO DE EXPOGRAFIA EM ARACAJU
O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) promoverá entre os dias 23 e 25 de setembro de 2009 um curso de Expografia, que será ministrada pela museóloga Eliene Bina, mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia e Diretora do Museu Eugenio Teixeira Leal (Memorial do Banco Econômico).Maiores informações poderão ser obtidas com a Coordenação dos Museus da Secretaria de Cultura de Sergipe através do telefone (79) 3179 1916 (Soleide Leão).
* PRIMAVERA DOS MUSEUS 2009
O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), vinculado ao Ministério da Cultura, divulgou a programação da “3ª Primavera dos Museus - Museus e Direitos Humanos”. A agenda reúne 789 eventos, que acontecem nos dias 26 e 27 de setembro, em 324 instituições de todo o país. Os museus de Laranjeiras participarão de uma programação conjunta com o Museu do Homem Sergipano, em Aracaju, nos dias 23, 24 e 25 de setembro:Dia 23 - Palestra "Museus e Direitos Humanos"Dia 24 - Palestra "Museus e Acessibilidade: uma questão de direitos humanos"Dia 25 - Palestra "Cidadania e Patrimônio Museus em Sergipe: Reconhecendo a cultura como direito humano"Horário: 18h30 Local: Museu do Homem Sergipano - Rua Estância, n.228 – Centro, Aracaju (Fone: 79 3211-5798).A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Desde a sua primeira edição, a Primavera dos Museus já realizou cerca de 1.500 eventos que abordaram os temas Museu, Memória e Vida, em 2007, e Museus e o Diálogo Intercultural, em 2008. Confira aqui a programação completa da 3ª Primavera dos Museus.
* EXPOSIÇÃO “SERGIPE – II GUERRA MUNDIAL” NO MEMORIAL DO PODER JUDICIÁRIO DE SERGIPE
O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe promove a exposição “Sergipe na Segunda Guerra Mundial” no Memorial do Poder Judiciário. A exposição tem entrada franca e estará aberta ao público a partir do dia 18 de agosto até o dia 02 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 14h; para visitas após este horário é possível fazer agendamento prévio.O objetivo da mostra é rememorar o momento histórico e trágico que aconteceu no dia 17 de agosto de 1942, dia do ataque que afundou três navios brasileiros no litoral sergipano, causando a morte de aproximadamente 650 pessoas, inclusive de mulheres e crianças, fato decisivo para a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.Paralelamente à exposição, acontecerá entre os dias 24 e 28 de agosto o II Ciclo de Palestras do Memorial do Poder Judiciário, no qual os participantes receberão certificado de participação de 20h. As inscrições já estão abertas.O Memorial do Poder Judiciário está situado no centro de Aracaju, na Praça Olímpio Campos, 417, em Aracaju/SE. Para inscrições no Ciclo de Palestras, agendar visita no período posterior às 14hs e para mais informações, ligar para (79) 3213-0219 e (79) 3213-0771.
* FUNARTE LANÇA EDITAL PARA INCENTIVAR A PRODUÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS Com objetivo de incentivar a produção de artes visuais no país, a Fundação Nacional de Artes, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, lançou edital para o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça. As inscrições ficam abertas até o dia 13 de outubro. Os proponentes, pessoa física ou jurídica, que tiverem interesse em participar poderão inscrever, cada um, até cinco projetos, que passarão por três etapas de seleção: triagem, avaliação segundo critérios previstos no Edital e avaliação da situação fiscal e documental dos artistas e instituições.Leia aqui mais informações sobre esse edital.
* MINISTRO DA CULTURA PEDE ALTERAÇÃO NA FORMA DE TRIBUTAÇÃO PARA PRODUTORES CULTURAIS O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve no início da tarde desta quarta-feira, 2 de setembro, com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para pedir prioridade na votação do Projeto de Lei nº 468/2009, que altera a forma de tributação dos produtores culturais no chamado Supersimples.Presente ao encontro, Sandra de Sá também se manifestou favorável à aprovação do PL 468/2009. “O Supersimples é um grande passo, mas é extremamente necessário regulamentar as profissões”, disse a cantora. “Não adianta ter o Supersimples se não pudermos enquadrar todo mundo que está envolvido no processo de produção cultural”, ressaltou ao lembrar que profissões como assistente de palco e iluminador, por exemplo, não são regulamentadas por Lei.Leia aqui mais informações sobre o pedido do ministro.

SUGESTÃO DE LEITURA
* "OS ALTARES-MORES DAS IGREJAS DE LARANJEIRAS – SERGIPE"Este é um artigo acadêmico publicado na “Revista Ohun” pela mestranda em Artes Visuais pela UFBA, Roberta Bacellar Orazem, com o objetivo de analisar artística e historicamente os atuais altares-mores de quatro igrejas da cidade de Laranjeiras: Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Comandaroba, Igreja do Senhor do Bonfim, Igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e Igreja de Sant’Aninha.Leia aqui este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário